Curiosidades

Proteções


SAL GROSSO: Sal é usado como barreira. Jogado ao redor de portas e janelas, ele pode prevenir que um espirito ou demônio de entrar no quarto.

ÁGUA BENTA: Na Igreja Católica, a água benta é aquela que tenha sido santificada por um sacerdote em oração solene, outorgando-lhe poderes curadores e de proteção únicos no mundo natural e sobrenatural. Protege contra várias criaturas das trevas como os demônios.

CRUCIFIXOS: A imagem da cruz com Jesus crucificado, representa a bondade de Cristo e Deus e o poder do bem sobre o mal. Cruzes são usadas para se proteger de vampiros e demônios estes são associados com Satan. Muitas tradições de vampiros insistem que aquele que segura a cruz deve ter muita fé se for trabalhar propriamente como um impedimento.
A cruz normalmente não é poderosa o suficiente para matá-los, mas é capaz de queimar sua pele e mantê-los à uma certa distância.


PENTAGRAMA: O mais comum símbolo da feitiçaria, todavia foi denegrido por filmes e industrias comerciais que tentaram conectar com o Satanismo e outras práticas malévolas. Contudo, como a Cruz Romana ou crucifixo, somente quando o símbolo é invertido que faz alusão ao negativo.
Em sua posição correta (a ponta virada pra cima), o pentagrama é um símbolo antigo de proteção contra o mal. Chamado também de "o nó infinito" (por causa de sua forma entrelaçada), o pentagrama era muitas vezes pendurado em portas, janelas e lareiras das casas por toda Europa Pré-Cristã. Algumas vezes confundido com a Estrela de Davi, ou hexagrama (uma estrela de seis pontas símbolo do Judaísmo), o pentagrama algumas vezes é chamado de estrela de Salomão, especialmente por feiticeiros em cerimônias.

BALAS, ESTACA E FLECHAS DE PRATA: Um dos elementos mais conhecidos no folclore da escuridão é a bala de prata. É a única capaz de acabar com a existência de uma bruxa, um gigante, ou qualquer individuo sobrenatural ou encantado; por exemplo, os lobisomens são muitos vulneráveis às balas de prata. Em varias tradições, a prata é o metal mais comumente associado à lua e à alma humana. As balas de prata são muito eficientes na eliminação dos vampiros e outros seres sobrenaturais que são vulneráveis à prata, como o Wendigo. A pureza deste material acaba sendo inaceitável para algumas criaturas.

MUNIÇÃO DE SAL: Essa é a especialidade dos Winchester's! John e Dean criaram esse tipo de munição, onde a bala usada na arma é na verdade sal grosso. Os disparos não matam as criaturas sobrenaturais e muito menos os fantasmas *risos*, mas tem a propriedade de afugentá-los. Acabou, por assim dizer, com a Mulher de Branco (Woman in White), o Homem Gancho (Hook man) e com os fantasmas do episódio 1.10 Asylun.



MEDIDOR DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS: Este medidor calcula as derivações e modificações do campo magnético circundante, enquanto alguns destes medidores são ultra-sensiveis a qualquer mudança sobre os zero hertz, a maioria é capaz de medir mudanças acima de 30 herts. Os investigadores paranormais e caçadores de fantasmas usam o Medidor de Ondas Eletromagnéticas para conduzi-los até as anomalias causadas pelos fenômenos estranhos ai nosso campo natural de existência. Medidas fora dos parâmetros comuns indicam quase sempre a presença de um fantasma, demônio ou criatura sobrenatural. Curiosidade: Dean transforma um velho walkman num desses aparelhos o.o O cara é bom mesmo!

CHAVE DE SALOMÃO: O mais famoso e importante de todos os Grimórios ou Manual da Magia, contendo palavras e instruções do próprio Rei Salomão. Ele instrui seus seguidores e mestre a convocar a força espiritual. Chave de Salomão também é conhecida pelos fans de Supernatural como circulo de aprisionamento. Quando um demônio é levado para dentro desse circulo - desenhado no chão ou até mesmo no teto, ele não pode sair até ser libertado.

THE COLT: É a única arma capaz de matar definitivamente qualquer criatura sobrenatural. Segundo a lenda, em 1835, quando o cometa Halley passou, na mesma noite em que homens morreram no Álamo, dizem que o famoso matador de demônios Samuel Colt criou uma arma, uma arma especial. A história conta que ele fez 13 balas eu usou a arma meia dúzia de vezes antes de desaparecer levando o revolver. Dizem que o revolver mata qualquer coisa, inclusive o demônio que matou Mary. E os Winchester conseguiram pôr as mãos nessa arma tão poderosa, mas acabaram a perdendo num acordo com o próprio Demônio de Olhos Amarelos. No final da 2º temporada é revelado mais um segredo sobre a Colt: além de matar qualquer demônio, a arma também é a chave para a Portal do Inferno localizado em um cemitério de Wyoming e que lacrava todos os demônios e espíritos inferiores lá.

* 6 balas foram usadas pelo caçador antes de desaparecer.
* 2 balas supostamente usadas por Daniel Elkins, dono da arma antes dos Winchesters ou por outra pessoa.
* 1 bala foi usada por John Winchester para matar o vampiro Luther.
* 1 bala usada por Sam Winchester no Demônio de Olhos Amarelos, mas este desapareceu antes que a bala o acertasse.
* 1 bala usada por Dean Winchester no outro filho de demônio, o irmão da Meg.
* 1 bala usada por Sam Winchester no John quando ele estava possuído pelo Demônio de Olhos Amarelos.
* E 1 última bala usada por Dean Winchester para matar o Demônio de Olhos Amarelos.


ARMADILHAS CONTRA DEMÔNIOS: São símbolos feitos geralmente com os gizes da família Winchester para prender algum tipo de demonio.

CORRENTE PROTETORA DO DEAN WINCHESTER: Esta é a famosa corrente na qual o protagonista Dean Winchester carrega pendurada em seu pescoço. Esta corrente lhe traz proteção e é um grande símbolo da cultura asiática.

Só por Curiosidade

FACAS: Há três facas pelo menos no porta-malas do Impala, como também várias facas menores. Ambos os Winchester também levam canivetes. Dean afia seu canivete usando uma pedra.
  
GIZ: O giz é usado para desenhar símbolos para usar em encantamentos e proteção. Os Winchesters desennham pentagramas para prender um dêmonio.

RITUAL ROMANO: Um dos Livros Oficiais do Ritual Romano. Este foi publicado originalmente no século XVII pelo Papa Paulo V e se conservou quase intacto depois de duas revisões que lhe foram feitas em 1952. O Ritual Romano é o único exorcismo formal permitido pela Igreja Católica e Romana. Durante a série, Sam faz o seguinte exorcismo:

Regna terrae, cantate deo, psallite dominio...
Tribuite virtutem deo.
Exorcizamus te, omnis immundus spiritus, omnis satanica potestas, omnis incuriso infernalis adversarii, omnis legio, omnis congredatio et secta diabolica...
Ergo...
Perditionis venenum propinare. Vade, satana, inventor et magister omnis fallaciae. Hostis humanae salutis. Humiliare sub potenti manu dei. Contremisce et effuge. Invocato a nobis sancto et terribile nomine. Quem inferi tremunt...
Ab insidis diaboli, libera nos, domine. Ut ecclesiam tuam secura tibi facias, libertate servire, te rogamus, audi nos. Ut inimicos sanctae ecclesiae humiliare digneris, to rogamus audi...
Dominicos sanctae ecclesiae, terogamus audi nos, terribilis deus do sanctuario suo deus israhel. Lpse tribuite virtutem et fortitudinem plebi suae, benedictus deus, gloria patri...

CRISTO: Não é nenhum feitiço, mas uma poderosa "arma" contra as criaturas das trevas. Basta mencionar o nome do Salvador em Latim (Cristo) para detectar qualquer demônio e criatura malévola. Eles não suportam ou pelo menos não conseguem deixar de reagir a menção do nome sagrado de Jesus. E olha que funciona!

Lendas 


POSSESSÕES DEMONÍACAS: Demônios possuem pessoas ou animais em busca de alguma finalidade ou plano maligno. Normalmente possuem alguém fraco, com alguma abertura por onde possam entrar, alguém viciado ou emocionalmente perturbado.

Como exterminá-los?

Demônios são repelidos com cruzes, água benta ou a simples menção do nome de Deus. Pessoas possuídas por algum demônio podem ser libertadas através de um exorcismo regido em latim, o famoso Ritual Romanum.

ESPÍRITOS: Espíritos se tornam malignos e assombram lugares e pessoas, geralmente porque quando vivos eram pessoas de más índoles ou tiveram vidas conturbadas ou ainda mortes brutais. Quando tiveram vidas conturbadas ou mortes brutais, os espíritos buscarão vingança ou punirão pessoas que cometam os mesmos atos que fizeram sua vida triste ou depressiva. Eles podem se manifestar também através do desejo excessivo de alguém por vingança, desaprovação de algo ou indignação. Espíritos modificam o campo eletromagnético à sua volta, possibilitando sua localização com o uso de um medidor de ondas eletromagnéticas. Eles cheiram ozônio e deixam partículas de enxofre.

Como exterminá-los?

Espíritos têm seus movimentos retardados com tiros de sal, e são exterminados com a queima de seus ossos ou algo que tenha se apegado em vida, como objetos pessoais, símbolos, etc.

VAMPÍROS: A maior parte das lendas é bobagem. Crucifixos não os repelem, o sol não os mata e nem uma estaca no coração. Mas a sede de sangue é verdadeira, pois precisam de sangue humano para sobreviverem. Eles já foram pessoas, então só os reconhecemos quando é tarde demais. Possuem forma humana, mas criam garras e dentes pontudos e afiados, que os ajudam na sucção do sangue da vítima. Após os anos 60, foram praticamente extintos e os que sobraram passaram a viver escondidos entre nós e com aparições menos freqüentes.

Como exterminá-los?

Vampiros podem ser enfraquecidos com sangue de mortos e crucifixos só funcionam se seu portador possuir muita fé, mas isso somente os retarda. A única maneira de matá-los é decapitando-os.


SHTRIGA: Shtriga é um tipo de bruxa, que vem da Albânia, mas a lenda data da Roma antiga. Elas se alimentam do spiritus vitae (sopro de vida, em latim), tirando a vitalidade e deixando a pessoa atacada sem imunidade. Shtrigas podem se alimentar de qualquer um, mas preferem crianças por terem mais força vital. As Shtrigas são muito difíceis de serem identificadas, pois são capazes de tomar qualquer forma humana. Geralmente toma a forma de senhoras idosas, o que deve ter dado início às lendas sobre bruxas velhas.

Como exterminá-las?

Shtrigas são invulneráveis à todas armas de Deus e dos homens, mas tornam-se vulneráveis enquanto se alimentam e podem ser atingidas com metal sagrado, a Prata.

DAEVAS: Demônios sombras zoroastrianos. São selvagens e animalescos, tipos de pitt bulls demoníacos. Os Daevas precisam ser invocados para atacar através de um ritual antigo e extremamente macabro, e isso é um trabalho muito arriscado, pois tendem a matar seu invocador. Ninguém conhece suas aparências físicas, pois não são vistos há milênios. Eles são invisíveis e só podem ser vistos por suas sombras.

Como exterminá-los?

Não há como exterminá-los. Para o invocador perder o controle sobre eles, basta destruir o altar do ritual e os Daevas se voltarão contra ele. Como são demônios sombras, outra maneira de rebelá-los é acendendo uma luz muito forte no local em que se encontram, mas não se engane, assim que a luz acabar, eles logo voltarão.

ANJO DA MORTE OU CEIFADOR:  O Grim Reaper é o Anjo da Morte, o que acaba com a vida das pessoas e só pode ser visto por sua vítima, minutos antes de sua morte. Existem diferentes tipos de ceifadores em várias culturas com diferentes nomes. Os ceifadores podem parar o tempo, e os relógios próximos ao local de seus aparecimentos costumam ficar congelados no minuto exato da morte da vítima. O Grim Reaper pode ser controlado através de um ritual de magia negra pesada, para tanto a pessoa precisa construir-lhe um altar feito com ossos e sangue humano. Além disso, o manipulador do ceifador usa uma cruz que é segurada ao serem proferidas as palavras do encantamento. Com o feitiço, o manipulador tem total controle sobre o Grim Reaper e pode escolher a quem matar e a quem salvar. Mas, caso o manipulador perca o controle sobre o ceifador de alguma maneira, ele se voltará contra o mesmo e o matará.

Como exterminá-lo?

Para tirar a “coleira” imposta ao Grim Reaper é preciso destruir o altar e a cruz utilizada pelo manipulador do mesmo.



ESPANTALHO OU VANIR: Os Vanir eram deuses nórdicos da prosperidade e mantinham as colônias longe do perigo. Algumas vilas construíam bonecos dos Vanir nos campos e pomares, tipos de espantalhos. Outras faziam sacrifícios humanos, sempre um homem e uma mulher, pois o Vanir precisa de um sacrifício anual de um casal para que ele mantenha a cidade próspera e longe de perigos, como pragas e secas. As pessoas que habitam a cidade protegida pelo Vanir precisam alimentar os casais antes de sua morte e encaminhá-los até o próximo pomar, onde se encontra o espantalho em homenagem ao deus pagão, que no início do ciclo da colheita, incorpora o espantalho e mata suas vítimas.

Como exterminá-los?

O Vanir recebe seu poder de uma árvore sagrada e só pode ser destruído quando a árvore é queimada.

HOMEM - GANCHO:  Em 1982, um pastor chamado Jacob Carnes foi preso por assassinato. Ficou tão bravo com a zona do meretrício no centro da cidade que em uma noite matou 13 prostitutas. Algumas das moças foram encontradas na cama com os lençóis cheios de sangue; outras, suspensas em árvores como um aviso contra os pecados da carne. O pastor perdeu a mão em um acidente e a substituiu por um gancho de prata. Após a execução, Jacob Carnes foi enterrado no cemitério Old North, em um túmulo sem identificação. Desde então, o espírito fica preso à uma pessoa religiosa que prega abertamente contra à imoralidade e alimenta-se de seus sentimentos. Quando o Homem-gancho identifica alguma pessoa à quem seu “assombrado” julga imoral, ele a pune como fez com as prostitutas, matando-a e pendurando-a em um árvore.

Como exterminá-lo?

A única forma de exterminá-lo é queimando seus ossos ou algum objeto que tenha se apegado em vida, no caso, um gancho.

TRANSFORMADOR OU METAMORFO: Segundo a lenda, o mutante era um ser humano comum, que ao sair pelo bosque próximo à sua casa, foi mordido por um camaleão e ao acordar no outro dia notou que havia adquirido as habilidades do animal. Podem ser qualquer pessoa, adquirindo até mesmo um pouco de seus pensamentos e sua identidade. Matam exclusivamente por prazer e para incriminar as pessoas próximas à vítima.

Como exterminá-lo?

Somente morrem com uma bala de prata no coração.


BLOODY MARY:  Um assassinato não resolvido em Fort Wayne, Indiana. Mary Worthington era jovem, 19 anos, ganhou alguns concursos de beleza, sonhava em sair de Indiana e ser atriz. Mas o seu destino foi traçado pela morte, quando seu suposto assassino, Trevor Samson, entrou em seu apartamento e a assassinou em frente a um espelho, logo depois arrancando seus olhos. Trevor, cirurgião, tinha um caso com Mary, esta, por sua vez, passou seus últimos dias de vida tentando expor os segredos de Trevor, mas nunca pôde fazê-lo. Seu espírito, revoltado e em busca de vingança, mata todos que guardam algum segredo envolvendo a morte de alguém e que repetem seu nome em frente a um espelho três vezes.

Como exterminá-la?

A única maneira de exterminá-la é refletindo-a no espelho em que ela morreu em frente originalmente.

WENDIGO: Os Wendigos são seres lendários da cultura nativo-americana. Wendigo é uma palavra indígena, que significa “o mal que devora”. Imitam vozes humanas, possuem garras, corpos esqueléticos e, segundo alguns, feitos de gelo, são altos e ágeis. Os Wendigos vivem centenas de anos em florestas. Eram humanos e tornaram-se essas criaturas durante o inverno, devido à fome de um grupo ou tribo, um deles, não agüentando mais, acabou comendo seus companheiros, virando assim canibal. Muitos povos acreditam que ingerir carne humana dá certos poderes: rapidez, força e imortalidade, e se continuar nessa dieta, em alguns anos, a pessoa se torna essa criatura quase humana que sempre tem fome. Os Wendigos hibernam por anos e quando acordados mantêm suas vitimas vivas, pois elas ficam armazenadas até eles precisarem se alimentar.

Como exterminá-los?

Armas de fogo e facas são inúteis. Basicamente é preciso incinerá-los para que morram.

MULHER DE BRANCO:  São espíritos. São vistas há centenas de anos e em diversos lugares: no Havaí, México e, ultimamente, no Arizona e Indiana. Todas são mulheres diferentes, mas que compartilham de uma mesma história. Quando elas eram vivas, seus maridos foram infiéis e essas mulheres, sofrendo de insanidade temporária, mataram seus filhos, e quando viram o que tinham feito, elas se suicidaram. Por isso, seus espíritos estão amaldiçoados, caminhando por estradas e becos. Ao encontrarem um homem infiel, elas os matam e seus corpos não são mais vistos.

Como exterminá-la?

Somente podem ser exterminadas, quando levadas ao local onde assassinaram seus filhos para que elas os enfrente.


APARIÇÃO DAS ÁGUAS: Quando alguém é assassinado nas águas de um lago, o fantasma da vítima pode se transformar em uma entidade raivosa e cheia de rancor: a Aparição das Águas. Essa entidade buscará vingar- se dos responsáveis por sua morte, atacando-os diretamente ou aos seus familiares. Uma Aparição das Águas tem a aparência do seu cadáver afogado. Normalmente apresentará olhos brancos e com corpo pálido e decomposto pelas águas do lago onde morreu. Ela é extremamente forte e tentará afogar todos aqueles que estejam relacionados com os responsáveis por sua morte.

Como exterminá-las?

Para derrotar uma Aparição das Águas é preciso que seu corpo seja achado, salgado e queimado. Outra maneira de derrotar uma Aparição das Águas é saciar seu desejo de vingança. Depois que ela matar ou perdoar os responsáveis por sua morte, a Aparição das Águas desaparece. A entidade também não consegue atacar em locais onde a água de seu lago não alcança.

Armadilhas do Diabo


A Armadilha do Diabo é um símbolo místico usado para controlar demônios e/ou evitar que eles entrem no local onde o símbolo foi desenhado e nem ter acesso ao que está sobre proteção da armadilha.  Esse símbolo aparece no grimório A Chave Menor de Salomão,que também contem rituais para controlar anjos e demônios. 

Chave do Portal do Inferno


A chave utilizada para abrir o Portal do Inferno (Foto acima) é o famoso The Colt, esta arma que é muito conhecida e eficiente para a família Winchester na hora que começa a caça contra demônios, espíritos e vampíros, pode também abrir este portal, na qual eles daí para frente terão que enfrentar terríveis criaturas, sendo uma delas o famoso LÚCIFER.